Postagens dos profissionais de canais e outros colaboradores da SantaClaraNitro

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

PicNic Amsterdam - Semana Criatividade e Idéias Inovadoras


Ulisses, sócio da Santa Clara, foi conferir a direção que um dos berços criativo da Europa está tomando em Idéias, Plataformas e Inovações Tecnológicas. Pic-Nic é um evento onde personalidades mais importates do mundo do entretenimento, ciência e artes se reunem para discutir inovações. Estive por lá ano passado... Gostei da cidade e do evento!
Pela foto, o Uli deve estar mesmo muito fatigado!
Link do evento: http://www.picnicnetwork.org

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Mídia impressa: mudanças no ranking

Vi duas campanhas de sobre circulação, fui conferir e é isso mesmo! A Seleções é a 2ª revista em circulação paga em Junho’07. Surpreso(a)? O outro destaque é o jornal Super Notícias de BH que em Julho’07 também passou a ser o 2º jornal de circulação paga do país(!). Parabéns!
As coisas estão mudando mesmo! Tenho esperança que prá melhor!

Mídia Exterior: Cidade Limpa altera ecologia da mídia


A extinção dos Outdoors e Backlights das estratégias para o mercado (paulistano por enquanto) certamente será ocupado por alguém... Quem poderia ter o seu gigantismo e impacto visual: nenhum outro... Seu senso de imediatismo e de tornar informação pública de forma democrática: jornal ou internet? Para aqueles que querem falar com os entediados e polpudos consumidores do tráfego paulistano a melhor alternativa ficou com o companheiro Rádio.
Pensando na evolução da espécie, mesmo sem saber exatamente a dinâmica do consumo desta nova plataforma, mas pela ligeira experiência que tivemos, parece que a TV (digital no celular) tem grande potencial de criar uma função interessante para este momento de baixa atividade...

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

TV: Tendência, Quem ganhou e quem perdeu participação

As redes estão brigando na mídia pelas suas posições atuais em Share. No chart abaixo, mostra a tendência no movimento de share observada nas semanas 18/06 a 35/08 na Gde. São Paulo. No Quadrante inferior esquerdo estão a Globo e SBT, perdendo share. O tamanho do circulo, mostra que a Globo ainda é indiscutível na liderança, o SBT nem tanto na vice.

A Record, não está mais no retrovisor do SBT, e sua posição no quadrante superior direito, a coloca em grande perspectiva. No entanto o SBT vem demonstrando capacidade de reação nas últimas 20 semanas.
A Band tem índices médios de crescimento mas com volume reduzidos. A Rede TV (noturno) teve bom índice mas volume baixo.
As posicões nos extremos (horizontais) indicam tendências consistentes, que se não revertidos provocarão mudanças significativas num prazo maior.
Clique na imagem para ampliar Fonte: Mediaquiz/Ibope GSP

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Cinema Nacional: Top 10 bilheterias 2007


Em tempo do fenômeno "Tropa de Elite", filme nacional que apareceu com grande destaque nos principais veiculos de comunicação do país, devido a um suposto vazamento do filme para o mercado pirata, publicamos uma tabela com as maiores bilheterias de 2007 - atualizado em 15/07 (Fonte: Exibidores/Filme B). Intrigante...Provavelmente nao foi proposital, mas "Tropa de Elite" poderia ter sido maior caso de Buzz do Brasil. Vamos aguardar os resultados de bilheteria aqui e lá fora...

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Custos de Mídia: IGPM da mídia, não seria demais ?

A Fran escreveu sobre o assunto em 11/Set, volto ao tema insistindo que os aumentos de tabelas tem pouco significado se disassociado do comportamento da audiência.
É compreensível que uma emissora que passe a entregar mais exposições, também cobre proporcionalmente mais. A verdadeira inflação da mídia não é o aumento do custo 30", é o quanto se paga por um flight em TRPs.
Mas normalmente, quando um ganha audiência, outro perde... Então seria desejável que aquele que estivesse entregando menos, reduzisse seus preços. Ou não?

O gráfico da evolução de Custo 1 TRP, mostra que o custo relativo da Globo ainda é de bem inferior à média do meio. A implicação é a concessão de descontos superiores pelas demais redes para equalização do seu Custo 1 TRP.
Os indices do gráfico já deflacionados (IPCA + crescimento dos lares com TV de 3% ao ano) mostra o aumento real do meio.
Em nome da transparência, o mercado deveria criar um índice referencial como existe o IGPM, IPCA, INPC etc. Acho que não é muita viagem, é?
Base: Custo tabela Monitor – São Paulo (30”)

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

CRABVERTISING

Juro que não vou perder seu precioso tempo (nem o meu) com mais um texto sobre a dança do siri. Acabei de reler um artigo do André Godoi (o Djou aqui da criação), postado no CCSP, sobre o tema, em que ele dizia que gostaria de ter sido o criador do siri.
Lembrei também de um texto, que há bem pouco tempo escrevi numa apresentação para um prospect, que dizia que era importante que a marca aumentasse os pontos de contato com seu público, seja na mídia, no ponto-de-venda ou em ações promocionais (shoppings, parques, praias etc.).

Nada mais velho, né, não?
No primeiro caso, o do siri, vale pela brincadeira. Um jeito meio tosco que o programa achou para curtir com as outras emissoras.
Já pensou, colocar seu produto pulando atrás de um repórter cada vez que alguém abrisse uma câmera ao vivo?
Já foi feito, lembram? No século passado, começo da década de 90, com a guerra das cervejas. Na época, chamamos de marketing de emboscada. Hoje, chamamos de Crabvertising.

No segundo caso, o de aumentar os pontos de contato com seu público, ai, meu Deus!
Pense em milhares e milhares de produtos usando a estratégia de atingir o consumidor onde, como e quando ele estiver.

O cara acorda e pimba!, foi impactado. Vai ao banheiro e pimba de novo. Não importa se está fazendo número 1, 2 ou 3 (barba, gente. Barba). E vai, dia afora, sendo impactado. No trânsito, no shopping, na praia. Dia e noite. Pimba e mais pimba. Haja verba!

Que relevância pode ter isso para ele?
Sim, relevância. Só porque você pode pintar o nome de seu produto no muro não significa que você deva. Pura verdade!
A mensagem tem de ser relevante. O caminho que entrega a mensagem tem de ser relevante, mas, principalmente, temos de considerar que sentimento esse impacto provoca no consumidor.

Se, além de todos os processos de um plano de mídia, pensássemos também nas reações desse pobre ser humano (que chamamos de consumidor) ao ser impactado por uma mensagem, com certeza sobraria alguma verba para outras soluções de comunicação, trade, distribuição etc.
E, antes que algum mal-humorado de plantão reclame por perder comissão de mídia, sugiro um bom e isento fee.
Claro que não estou propondo o fim do plano de mídia. Estou, sim, incomodado com esse massacre que, dia após dia, impomos ao consumidor a quem, não por acaso, chamamos de target. Como se tivéssemos a obrigação de acertá-lo a cada movimento.
Pois é, antes de ser um imortal publicitário, sou um simples mortal consumidor e, pra mim, já chega.

Coffe-Break: Já vi isso antes!

Clique na imagem para ampliar!

Colaboração de Daniel Malufinho

Assistir o último capitulo da novela pelo celular? Jogo de futebol no carro? Programinha da tarde no computador....


Sim, a partir do dia 2 de dezembro, quando entra no ar a TV Digital.
Lá na Feira de Eventos Regionais da Rede Globo já deu pra experimentar.
E-S-P-E-T-A-C-U-L-A-R
A transmissão HDTV terá uma nitidez de imagem muito maior do que a oferecida hoje (analógica). Não será necessário comprar um novo aparelho de TV, apenas um decodificador (Set Top Box).
O sistema brasileiro de transmissão digital é o SBTVD-T é uma evolução do sistema japonês, hoje o mais moderno do mundo.
A partir de dezembro poderemos comprar aparelhos celular, tvs portáteis e decodificadores para laptops prontos pra receber o sinal de TV.
E o melhor de tudo isso – o sinal é aberto e gratuito pra todos!
Se o consumidor estava se afastando da TV, ou por estar fora de casa ou até migrando para outros meios – vai voltar nem se for por mera curiosidade.

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Cinema: forte crescimento de bilheteria

Num meio como o cinema que vive de lançamentos, uns bens sucedidos e outros nem tanto, parece mais esclarecedor olhar para essa série de 11 anos.

Traçando um reta no gráfico, em média cada mês de Agosto cresceu 290 mil em termos de público e 3,5 milhões de renda. Em relação a média dos últimos 3 anos, percentualmente isto significou um crescimento +5% e +7% respectivamente.
Esta tendência reflete a grande demanda dos consumidores de terem os shopping centers como centro de entretenimento.

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Mercado - Brasil, o B do BRIC

BRIC é uma abreviatura criada pela Goldman Sachs para designar os 4 principais países emergentes (Brasil, Rússia, Índia e China) que juntas poderão superar a economia dos 6 países desenvolvidos do G6. Só que vai demorar um pouquinho, a previsão é para daqui a 40 anos (veja no wikipedia).

No quadro acima (Fonte: CIA Factbook), vemos rankings com a posição atual do Brasil e dos outros 3 em termos territoriais, populacionais, riqueza bruta e per capta. Quando se fala de potencialidade e riqueza bruta temos um volume espetacular e ficamos entre os Top 10. Quando se fala a riqueza distribuida, o quadro mostra que os 4 mercados ainda tem muito que avançar.

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Mercado - Quem ganha ou perde na mídia!

Este chart reflete o comportamento de 10 anos briga pelo Bolo Publicitário. No canto Superior direito estão os que mais crescem e a ritmo acelerado, no inferior esquerdo estão os meios de desempenho negativo. No meião, estão os de movimentos oscilantes.

* Clique na imagem para ampliar
O tamanho do círculo reflete o percentual do meio no bolo publicitário.
Nao tem surpresa! O que surpreende é a TV Aberta, que no meio deste perde/ganha, consegue se manter com quase 60% do bolo.

terça-feira, 11 de setembro de 2007

TV: Influência da audiência nas tabelas de preço

O Reajuste nas tabela das emissoras sempre acontecem duas vezes ao ano (Abril e Outubro). Havia um tempo em que a média das emissoras girava em torno de 7%. Hoje, não é mais assim. O critério que antes tinha como referência “a taxa de inflação” (apesar dos aumentos sempre terem sido maiores) parece ter sofrido uma forte influência da audiência dos programas.
Um exemplo recente, foi um programa que teve um aumento de tabela de 30% de 2006 para 2007, mas um crescimento de 50% na audiência. A média de aumento das emissoras cresce muito, puxada por estes programas em que a audiência cresce exponencialmente.
Precisamos ficar atentos a estas mudanças, que são reflexo dos novos tempos, onde as audiências oscilam muito. Se tem gente ganhando, precisamos ficar de olho também em quem está perdendo.

Boom de computadores e o acesso à internet.

Saiu uma matéria na FSP, caderno Dinheiro de 9/set, falando sobre isenção fiscal que barateia o custo do computador e faz as vendas dispararem, principalmente na classe C. É possível encontrar um computador por R$ 899 e ainda as redes varejistas facilitam o parcelamento. Existe grande margem de crescimento da penetração da classe C que hoje é de 18,6% enquanto que na classe A é de 88%. O que chama atenção é que 37,3% dos domicílios com computador, somente 15% possuem acesso à internet. Os usuários de banda larga representam 35,6%. De olho neste cenário vemos que o acesso discado está perdendo lugar para a banda larga, tanto que a Microsoft, a Telefônica e a Positivo Informática já falam de um modelo de negócio onde irão oferecer PC pré-pago com banda larga, que permite baixar vídeos e outros tipos de arquivos pesados com mais rapidez, aumentando os usuários com conexão de alta velocidade. Se a internet já era atraente comercialmente para as classes AB, as oportunidades de mercado ficam melhores ainda com a inclusão dos usuários da classe C.

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Tv Paga - Posição por Idade e Sexo

Os canais infantis e os esportivos (masculino) são aqueles que mais se diferenciam. Existe uma grande concentração de emissoras no espaço "Feminino Adulto". A GNT e Sony mais se caracterizam como canais femininos. Em volume de audiência se destacam: Cartoon, TNT, Discovery Kids e SporTV. Mês base: Junho'2007

Clique para ampliar a imagem
Os quadrantes delimitam territórios de idade média e preponderância do sexo dos respectivos telespectadores. Exemplo: o eixo horizontal = idade média de 35 anos e o eixo vertical demarca a posição onde existe um equilíbrio de Homens e Mulheres.

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Sustentabilidade - exercício de imaginaçáo!


O mundo ideal passa pelo dia em que todos tivéssemos condições sócio-económica semelhantes. Apenas por brincadeira, imaginemos que numa canetada, todos os brasileiros passassem a ser de classe AB com seu salário e seu poder de consumo. Seria uma maravilha!!!!Mas o estrago seria grande...
Fazendo uma conta rápida com base no universo TGI, o bolo da renda familiar que é de 42 bilhões, de repente...Zaz! passaria a ser de 89 bilhões.. Não teríamos pasto para produzir tanta carne ou cana para produzir combustível pois a frota de automóveis mais que dobraria e as viagens aéreas quase triplicaria...Não vou falar da inflação... Imagine se subíssemos a régua para o estilo de vida dos norte-americanos!!!!!
Essa viagem foi inspirada no II Fórum Ibope - Negócios Sustentáveis.

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Investimento Publicitário - Nova versão do Monitor


O Ibope lança a versão Monitor Evolution, que amplia a base de coleta para informação de investimento publicitário.
O que mudou?
* Passará a investigar 575 salas de cinema (interessante!);
* Ampliará a coleta de rádio de 21 para 75 emissoras (meio de coleta complexa pela tamanho do universo de emissoras, mas era imprescindível para representar adequadamente o uso do meio);
* Inclusão de 8 capitais do Norte, Nordeste e C.Oeste (interessante?);
* o software passa a considerar informações retroativas de até 36 meses (bacana!)
Congratulações ao Ibope pela evolução!!!
Mas como nós, os consumidores estamos com tudo, por que não colocar nossas demandas: Como uma agência média, acho a ferramenta muito boa mas gigante e muita cara. Valeria pensar uma versão light com visão básica do banco de dados como um todo + informações detalhadas de algumas categorias a um preço mais realista às agências de menor tamanho.

sábado, 1 de setembro de 2007

Computadores - Brasil é 4o. em vendas


Vendas do 1o. trimestre foram de 2,1 milhões de computadores, o que significou um aumento de 20% comparado ao ano anterior.
Estudo da Fundação Getulio Vargas SP mostra que o Brasil tem total de 40 milhões de computadores em 2007, 10% a mais que em 2006.
Enquanto isso os EUA venderam 16 milhões, a China 6 milhões e o Japão 3,1 milhões.
* Boa notícia a Internet que compete com a TV Paga pelo número de usuários e pela tão desejada inclusão digital.
* Já que estamos falando em números, acho que os CPMs impressões deveriam começar a baixar por 2 motivos: o aumento da base reduz a sua qualificação e o aumento da velocidade de navegação deve baixar também o tempo de exposição das impressões e consequentemente o valor da exposição. Ou não?