Postagens dos profissionais de canais e outros colaboradores da SantaClaraNitro

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

O jovem de hoje é diferente do jovem de antigamente, certo? ERRADO.

Um pesquisa realizada mundialmente pela MTV mostrou que os jovens de hoje continuam com os mesmos sonhos e aflições de antigamente. Em nada se diferenciam com relação a busca profissional, no lazer, no desejo de se relacionar com o sexo oposto, no prazer em ouvir músicas e etc. O que muda é a FORMA de se relacionar. Tendo como pano de fundo a tecnologia, para eles esse tema é “tranqüilo”,ou seja, não é esse problemão que os “tios” acham; esse mundo high-tech (internet, MSN, blogs, orkut, i-pod, celular...) já está incorporado em seus DNA’s. O compartilhamento é a palavra-chave. A facilidade proporcionada pela tecnologia permite a comunicação instantânea com toda sua rede de amigos, falam de tudo e a todo momento. O que temos nesse cenário é o fortalecimento das amizades que por sua vez oferecem um poder de propagação e de influência muito maior do que nos tempos antigos. Confira o grande números de amigos no chart abaixo e Bem-vindo ao “mídia-friends”.

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Starbucks na mídia de massa: há controvérsias...

O que???? Os caras que se vangloriavam de que não precisavam anunciar, estão indo para a TV??? Pois é...Starbucks (gigantesca rede "cool" de café) diz que é necessário para sustentar um crescimento a longo prazo.
Lógico, todo mundo querendo ver o circo pegar fogo... Mas o fato é que a rede cresceu tanto que as atividades de guerrilha simplesmente não estaria conseguindo encher as lojinhas de "on-the-go professionals", que era os tipos "executivos correndo pelas ruas com o copo de papel bacana da Starbucks na mão"... se fosse de outra marca, o café já não era a mesma coisa...
Imagem criada vagarosamente ao longo de tempo... Uma atmosfera muitíssimo especial. De repente... BUMMM!!!! Com 3 lojas por quadra e a concorrência a mil, e ainda oferecendo café a preço de banana... acho que não dá para encarar mesmo!!! Starbucks, até para não ficar fazendo sempre a mesma coisa, vá logo para a TV! Isso é ser diferente... pelo menos para eles! Isto traz algum significado. Vocês tem dúvidas que eles vão puxar mais alguns iguais? E boa sorte nesta nova fase!

terça-feira, 27 de novembro de 2007

TV paga - Canais Infantis & "Engagement"

O chart abaixo dá uma visão da posição dos canais à cabo infantis quanto a audiência de Crianças de 4 a 11 anos (tamanho da bola = audiência) onde Cartoon ocupa uma posição de destaque nas 3 faixas horárias analisadas. Como neste tipo de meio existe muita segmentação e audiência náo é tudo, analisamos a afinidade com outros 2 segmentos jovens adolescentes (12 a 17 anos) no eixo horizontal e DCasas ABC c filhos de 2 a 14 no eixo horizontal. Canais analisado: Boomerang, Cartoon, Discovery Kids, Disney Channel e Jetix. Algumas leituras do gráfico:
1> Discovery Kids, tem um maior afinidade com as mães (quadrante superior a esquerda)
2> Disney Channel, tem afinidade maior com o publico pre-adolescente (mais a direita)
3> Nicklodeon, na região inferior do quadro, pouca afinidade com mães...
Será isso o "engagement" que tanto falam? Divirta-se!

sábado, 24 de novembro de 2007

Grupo de Mídia NY - Nielsen USA c/ ares de inovação!

Ares de inovação pairam por lá. Muitas para serem assimiladas nas 3h reservadas e com um lanche no meio. O tema que mais levantado por aqui se refere ao viés provocado pela DVR (sistema que grava sinais de TV para assistir depois) nas audiências.
Lembre-se que lá, a audiência é ouro puro, paga-se por ponto de audiência. Aqui também é, mas indiretamente. A briga entre anunciantes/agências e veculos é se inclui o residual da audiência em delay de até 7 dias ou não. A Nielsen criou tecnologia para medir isso. Além disso, como já falamos antes, as emissoras de TVs estão investindo fortemente na disponibilização de conteúdos na Internet, de modo que os telespectadores assistam quando melhor lhe aprouver, o que ele ouviu falar no escritório. Isso, por que, se eles não fizerem , alguém sempre alguém acabará fazendo!!!

Fugindo do assunto, aliás esse desprendimento do conteúdo em relação a plataforma é uma coisa que não dá para fugir mais hoje em dia! Se existir demanda de um determinado conteúdo em alguma plataforma, e se o dono do conteúdo não o fizer a um custo competitivo, vocês tem dúvida que alguém o fará por êle? Por exemplo, o NY Times produz seu jornal em papel, e entrega pontualmente a partir de inúmeros locais de impressão, tudo certinho... Alguém tem dúvida que se ele não evoluísse para plataformas mais sustentáveis, alguém o faria por ele (legalmente ou não) por um preço mais baixo (economicamente e ecologicamente, eu digo) que o pago da forma tradicional?. Por isso eles tem um cara só para pensar nisso!!!

Voltando a Nielsen, acho que eles avançaram muito e já nos superaram no serviço de medição de TV...outras inovações apresentadas foram serviços de medição em pontos de vendas, aprimoramento do investigação de Mídia Exterior, Buzzmetric (mensura o boca-a-boca online e o que se fala de marcas nos conteúdos produzidos pelas pessoas comuns) e principalmente do data-fusion, que é a junção de dados de diferentes meios e fornecedores em um único banco de dados, muito semelhante ao que o Ibope está tentando implantar por aqui.

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

TV Digital - demos uma bola dentro!


Ontem a Rede Globo promoveu um evento de TV Digital por aqui, e isto nos remete ao que se falou de TV Digital nas palestras em NY, que alias eles chamam de HD TV, até por que o principal benefício do sistema deles é a qualidade de imagem. Entendo que a qualidade de imagem é uma entusiasmo que se reduz nos 15 minutos seguintes e muda só alguns centimetros o comportamento dos consumidores. Questionados, os palestrantes, declaram que o valor percebido pelos telespectadores norte-americanos não era lá essas coisas.
Por aqui, a Mobilidade é o grande diferencial, e assim como mudou a cabeça dos japas, por aqui tem tudo para dar um novo impulso ao já poderosos mercado de TV. Ficamos impressionados com a qualidade de imagem (em outro evento demo) mesmo em aparelho com tela de 2 ou 3 polegadas do celular, muito diferente daquelas mini-tvs da Casio de alguns anos atrás. Tudo bem que não vão ser os mais de 100 milhões de celulares que terão esta funcionalidade, mas do jeito que o brasileiro é fissurado por TV, acho que esse negócio vai crescer muito!!! Bom, vamos ver, tudo está previsto para começar em Dezembro deste ano!!! Por lá, tinha-se a previsão de acabar com a transmissão analógica no começo do ano que vem, mas parece que tão empurrando para frente. Xiiiii!!!!

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Grupo de Mídia NY - Rádio Digital e Mídia Exterior

Joe D'Angelo, primeiro palestrante do último dia, falou do estágio da Rádio Digital por aqui... Olha o negócio não está nada fácil, principalmente por que o preço do aparelho ainda é alto se comparado ao valor percebido dos consumidores.
A ABERT deles lá, está fazendo campanhas e acordos com montadoras, para que os carros saiam com rádio digital das fábricas. O Varejo também está sendo chamado a colaborar na promoção do produto.
A coisa que parece mais implementada é a utilização pela mesma rádio de um canal adicional, com conteúdo diferente...Isso é bom? Sei lá, mas parece que fragmenta ainda mais a audiência. O potencial de serviços que o sistema tem ultrapassa muuuito o simples contéudo tradicional, só tem que amadurecer (fácil falar,dificil de fazer!!!)A ultima apresentação foi de Stephen Freitas de Media Exterior... Lógico que foi de causar inveja, pois a gente não tá podendo (por enquanto só nós paulistanos)!!! Utilização de tecnologias, formatos diferenciados e tamanhos espetaculares são vistos ao vivo em todo canto da cidade. Não precisa falar que o caso Kassab é muito conhecido por lá, e até por isso ele fez um capitulo sobre a importância da legislação para evitar o "pega prá capar" que era isso aqui. Mas de uma forma ou de outra, até pelo fato das empresas hoje serem multinacionais, muitas das coisas vista por aqui foram implementadas ou apresentadas em propostas aí!
Uma coisa que chamou a atenção foi a evolução da pesquisa do OOH, que se aprofunda um pouco mais na qualidade do impacto individual, não ficando no nível da simples contagem do tráfego.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Grupo de Mídia NY - Penúltimo e incrível dia!!

Penúltimo dia da série de palestras (pulei um dia por que ninguém é de ferro... falarei dele posteriormente). Foi um dia muito legal por que começou com um especialista em mídia, conhecido desde os velhos tempos, o Erwin Ephron, senhor muito competente e requisitado até hoje por que temos demandas também para as mídias tradicionais e a boa e velha técnica de mídia, GRP, Alcance e Frequência etc. Única desapontamento é que senti por parte dele um certo desapego ao novo jeitão de pensar a comunicação. Mas tudo bem, valeu, até por que existem demandas dependendo do momento e necessidade.
O grande contraponto foi de Eric Pakurar, que além de provocar suspiros da platéia feminina (foto ao lado), mandou bem quando falou sobre o Total Planning Communication praticado pela sua "firma", a modernosa Naked. Sua palestra cobriu uma lacuna deixada pelos palestrantes, o que achei natural por que na sua maioria eram representantes do mainstream. Suas quatro crenças que em outro momento deveremos tratar: Tudo é comunicação (palavras são só 8% a 10% da mensagem), Público é seu parceiro (ficar repetindo a mesma mensagem não vai adiantar se não existir transparência), Sempre existe um jeitão melhor (o mundo passou do controle dos indivíduos para o seu "enpowerment") e é preciso entender o quadro geral antes de começar resolver o problema. Gostei!
A "Advertainment" na Sony foi bacana, o almoço também... Não querendo ser metido, acho que fazemos igual... Mas o que eles tem mesmo, é muito conteúdo bacana para encher a caixa, além obviamente de budgets proporcionalmente interessantes!
A ultima palestra de hoje foi a do Ian Ali da Massive, que falou sobre Game Marketing. Para mim pelo menos muita coisa foi novidade.

Foto do grupo que resistiu até a ultima palestra de hoje! Ufa!!! Amanhã é o ultimo dia!!!

sábado, 17 de novembro de 2007

Grupo de Mídia NY - Marca personaliza informação e descola veiculo da plataforma.

Howard Mittman da "descolada" revista Wired fez uma apresentação interessante sobre a democratização da produção de conteúdo exercida pelos próprios consumidores + a fragmentação que isso leva + 86% confia mais na rede de amigos x 44% na publicidade. Mas eles acredita na força do push marketing de uma forma mais sofisticada e baseado em autenticidade. Eles tem autoridade para falar sobre isso, não sei se todos conhecem a Wired...foi veiculo que cresceu junto com a Internet, divulgando a revolução digital de uma forma muito sofisticada e intelectualizada, do jeitinho que esse mercado gosta. Eu só sei que hoje virou uma referência, uma potência e trata de politica assim como de tecnologia ou entretenimento.
Dando um virada no cubo, é um exemplo de fornecedor de conteúdo sustentado uma incrível personalidade e força da marca. Não importa sob qual formato seus produtos sejam ofertados, ela terá a mesma qualidade. E não é que eles estão com uma série de filhinhos da marca Wired?

Grupo de Midia NY (V): O outro jornal, o gratuito!

Michael Rogers, "Futurist-in-residence" do Jornal New York Times fez a palestra, já postada como "78% da geração nativa das novas mídias acha jornal online igual ou melhor que o de papel!!!" no feita durante a visita dos ganhadores do Prêmio de Mídia Estadão,onde fala sobre a busca da manutenção da vitalidade do négócio do NYT através de busca contínuas em inovações e tecnologias no fornecimento do notícias, antecipando alteraçòes do comportamentos dos seus leitores.
Como um contraponto, o palestrante Daniel Magnus, mostrou como a Metro Internacional aproveita esse momento de grande mudanças e através da simplicação e conveniência (grátis, notícias rápidas e distruida diretamente nas ruas da cidade) encontra um nicho para seu negócio. Também informa como o jornal tradicional, mas não dá para dizer que seu valor seja comparável ao editorial do NYTimes. O que deve ser ressaltado é que eles também encontraram seu espaço junto a leitores e anunciantes e é mais um a fazer parte do mosaico fornecedores de conteúdo. É aquele negócio, esse também é igual mas diferente!

Grupo de Mídia NY (VI) - Ver o consumidor com lupa ou visão panaramica?

Rob Fitzgerald,Chefe de Planejamento e Insight da Initiative com experiência em diferentes mercados como China, Japáo, Europa e especialmente Inglaterra, além dos EUA. Na sua visão do mercado americano é bastante verticalizado, com profissionais especializados nas Redes Nacionais ou Locais, Tv Pagas, OOH etc. Isto faz com que nesta era da multiplataforma, os profissionais percam um pouco a perspectiva do todo.
A tendência então é considerarmos que a dinâmica do mercado brasileiro é melhor e o que este mercado não seja lá essas coisas? Como tudo, as coisas tem seus prós e contras. Me parece que uma coisa interessante deste formato mais verticalizado é a escala alcançada e principalmente a profundidade que se analisa os plataformas individualmente.Parece nao haver dúvida de que fazer a análise partindo do meio, num ambiente onde o indivíduo pode receber conteúdos cada vez mais em diferentes plataformas, deixa a visão muito limitada, perdendo a perspectiva mais panorâmica do seu comportamente. Parece que o mercado por aqui, parece que a busca hoje é para profissionais com essa visão holistica onde o conjunto não é mera soma de todas as partes, mas as partes compõem o todo, e é o todo que determina o comportamento das partes. É igual mas é diferente!
Na foto, o britânico, Rob Fitzgerald e a brasileira Malu da Initivative.

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Grupo de Mïdia NY (IV)- Os conteúdos de TV deixam a web mais emocional!

A segunda palestra foi na Turner, com o responsável por novos negócios, Alex Gonzalez. Não preciso falar que ele a TV Aberta como o meio que está vivendo o inferno astral em sua própria plataforma, mas por outro lado fala da maior disponibilização de seus conteúdos na Internet.
O que se percebe é que cada vez menos se percebe qual a plataforma está se consumindo determinados conteúdos. Por aqui, os sites canais de TV estão entre os mais acessados e a grande maioria dá grande ênfase ao consumo de TV diretamente pela Internet, principalmente pelas novas tecnologias de vídeo na web, destaque se aí, o You Tube que popularizou de fato a vídeo de um para muitos.
Alex fala que o vídeo na internet, vem gerar maior envolvimento das mensagens com as marcas. Se a web 1,0 com os banners, era muito voltada para linguagem de marketing direto, a web 2.0 com seus vídeos gera maior força emocional, ponto crucial para reforço ao branding. Envolvimento, “engagement” por aqui, parece ser a palavra da moda.

Grupo de Mídia NY (III) – In-store mídia, a mídia da última milha

Nada mais saudável que começar o evento com um tema que historicamente esteve distante do dia a dia dos mídias, mas com certeza será incorporada cada vez mais, até por que o ponto de venda está fortemente incorporado no “budget” dos anunciantes sob diferentes formas.
O palestrante foi Bill Lynch da PRN, uma grande empresa de mídia em lojas (principalmente TV em supermercados)nos EUA e em varias partes do mundo. Está presente no Brasil como Cereja PRN. Segundo o palestrante, 74% das decisões de compra são tomadas no local de compra e a utilização do vídeo in-store aumenta em média 18% as vendas!!!! Apesar de ter mostrado pesquisa que incrementa o recall das marcas anunciadas, fica claro que branding não a grande praia dessa mídia. No Brasil, a Cereja PRN está presente em lojas que tem 27 milhões de consumidores e se incluir outras 2 maiores redes, este número vai para 100 milhões. Nada mal!
Inegável o valor do ponto de venda para o marketing e cabe aos mídias entrar de cabeça e entender esse e outros processos de relevância, que fazem o sucesso de um produto.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Grupo de Mídia NY (II)- 1o. dia - Visão Geral

Hoje começa as 9:00 a série de palestras organizadas pelo Grupo de Mídia aqui no Hotel Intercontinental NY:

>10:00 - "In-store media" - com Bill Lynch, PRN (Premier Retail Network) Senior Vice President Sales e João Pedro Borges Badue, Diretor de Marketing CerejaPRN
> - 12:30 "Tendências na nova mídia"com Alex Gonzalez – VP de Novos Negócios da Turner e encontro com Ali Velshi (Âncora do programa Your $$$ daCNN)
> 15h15 – “The Cultural Code” – Clotaire Rapaille (autor do livro)
> 16h45 – "Tendências da TV aberta" - TV Ad Bureau com Carrie Hart (VP de Pesquisa) e Jack Poor (VP de Marketing)
Vamos ver como vai ser...
Na foto, Marcelo, diretor comercial da Rede Globo, falando com o grupo no Jantar de confraternização no Cipriani na Grand Central Station.

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Grupo de Mídia em NY (I) - um convite as experiências.


Uma grande torre de babel, certamente a mais cosmopolita das cidades, com imigrantes (legais e ilegais) de todo mundo vivendo em grandes comunidades, somado a massa de viajantes de negócios e turismo, que forma esse caos geral, com uma multidão se trombando pelas ruas, que parece que aumenta cada vez mais, até por que o dólar está cada vez mais barato não só no Brasil mas em todo o mundo. Ainda assim, talvez o que mais encante na cidade é saber que ali nascem as idéias e marcas que como um vírus vão contaminar o mundo pelas artérias do JFK. Mas as coisas não incubadas pelos mídias tradicionais, até por que a linguagem é uma barreira que ainda está para ser resolvida. A solução genial é o mundo da experiência, seja pelo grande palco que a cidade se torna, a começar pelo mundo luminosos e coloridos dos néons do Time Square (o Kassab ia fazer uma festa por aqui!!!). Conseguiram achar uma linguagem universal, colocando todos os consumidores dentro do roteiro, onde todos tem uma experiência dificil de não se contaminar. As marcas usam o espaço onde nem sempre a meta é a venda imediata, mas gerar essa contaminação que faz com que seus disseminadores aumentem ainda mais sua força, fantasiando suas experiencias e gerando desejos por todo o canto de mundo. Os show-rooms mais conhecidos são das marcas Apple, Nike, Sony, Nintendo e ESPN. O que mais me deixou intrigado, foi o espaço de 3 andares num dos pontos mais caros do mundo, ocupado só pela M&M, o confeito de chocolate de US$ 1,00. M&M está a venda em forma de bonecos, cadernos, canecos, pano de louça, CDs, DVDs, camisetas, moletons, etc e até confeitos M&M. Maluco né????

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

NY: 78% da geração nativa das novas mídias acha jornal online igual ou melhor que o de papel!!!

Os ganhadores do 10º. Prêmio de Mídia Estadão, assistiram na nova sede do jornal The New York Times, uma palestra do seu responsável pela área de inovação, Michael Rogers. O especialista falou muitos assuntos interessantes dos quais destaco algumas:
. 78% da geração original, nascida de 1977 a 1997, que nasceu sob influência dessas novas mídias que pipocam por todo lugar, diz que ler jornais online é comparável ou melhor do que ler o jornal de papel.
. Apesar do acesso a web pelo celular ainda ser penoso, 22% declara fazê-lo.
Conteúdo no celular: com as novas tecnologias de hardwares e dos browsers dos celulares, a relevência da mobilidade nos sociedade atual, o conteúdo oferecido hoje no celular e sua imensa perspectiva futura, torna seu futuro inimaginável.
. Foi de ficar de boca aberta, ver a tecnologia dos browsers na paginação de acordo com o tamanho das telas dos devices.
. Espetacular tambem a nova linguagem que cria a “leitora virtual”, que vai permitir ouvir a noticia escrita, pelo celular, publicada online... eh quebra de paradigmas.
Para quem não participou do Premio Estadao desta vez, eh bom começar a pensar no próximo, por que é uma oportunidade única esse contato com uma realidade que mais cedo do que pensamos estaremos convivendo. Bye Bye Brazil!

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Conceitos (III): Falando do "Reach everybody strategy"

No planejamento de mídia, uma das variáveis mais importantes é o Alcance ou Reach que é o dimensionamento do volume de consumidores que se pretende se comunicar. A estratégia de "Alcançar Todo Mundo", citado por Al Ries é uma estratégia que privilegia os grandes veículos, pois contemplam programas de altas audiência, acho que é o que chamam da "mídia da mãe" (planos que até nossas mães poderiam fazer!). Desse ponto de vista o palestrante tá certo, pois acho que minha mãe acho que já não consegue mais fazê-lo.
Esta estratégia está ficando obsoleta? Simplificando: A economia evolue, dando maior poder de consumo e oferecendo mais bens e serviços cada vez menos commoditties. Esta oferta faz com que a massa opte por consumir coisas diferentes de seu vizinho em função da personalidade de cada um. Daí a tendência é cada grupo se juntar em comunidades e consumir coisas cada vez mais do seu gosto, inclua-se aí, mídia, seja informação, lazer ou display.
Acho que a obsolescência citada na palestra do Sr. Al Ries, realmente vem ocorrendo gradualmente aqui mas com muito mais vigor nos países desenvolvidos. No Brasil, como na China e na Índia, o ritmo tende a ser lento na pirâmide toda, pois não é fácil dar um "cavalo de pau" no Titanic. Mas no topo dela, com certeza a coisa avança em ritmo dos paises desenvolvidos, e portanto, o que o homem falou, vai estar cada vez mais certo!
Os jovens e o pessoal de mais posse, os "early-adopters", são os que iniciam a fragmentação do consumo de mídia e complicam a vida das mães mídias!Muito blá-blá-blá, né? Em outra postagem falaremos sobre "alcançar quem realmente importa".

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Grupo de Mídia em Nova Iorque! À trabalho!


De 13 a 21 de Novembro, o Grupo de Mídia estará acontecendo a 9a. edição das viagens de atualização no exterior, desta vez para Nova Iorque.
Nossa realidade de mídia já foi muito distante dos mercados mais evoluidos. Apesar de hoje já termos evoluido bastante, o grupo acredita que o contato de seus profissionais com realidades de mídia diferentes da nossa, é um forma muito eficiente de evoluir e se inspirar. Quem pensa que é um "Trem da Alegria", está muito enganado... Prá começar, o período foi escolhido estratégicamente, tem um monte de feriados no meio. Além disso serão 20 palestras de empresas e especialistas de diferentes áreas de comunicação e tecnologia. Esse pessoal náo sabe brincar mesmo!
Deverão seguir no grupo mais de 40 mídias e daqui da Santa, irão o Fernado Sales, Andrea Hirata e eu. Neste Sábado, também estarão embarcando para NY, os ganhadores do Prêmio de Mïdia Estadão. A Santa Clara estará presente pois ganhou um deles com o case FunkTube(clique e veja o case).
Se der, entre uma lojinha e outra (rsrsrs), postaremos alguma coisa de lá!

terça-feira, 6 de novembro de 2007

A estratégia de alto alcance está obsoleta! (?)


Colocado deste jeito parece maluquice, mas junto com os cases apresentados pelo palestrante Al Ries, convidado da LAMAC, associação latino-americana de TVs Pagas, e não generalizando, acho que fica muito coerente (tudo bem que até a página 3 ou 4 e eu acho que nos EUA, bem mais prá frente), até por que de outra forma fica muito difícil explicar o sucesso de marcas como Microsoft, Ebay, Starbucks, Google, Ipod, etc, marcas com apoio muito pequeno se comparado a dimensão que tomaram. Ah!!! Mas são empresas de internet e movido a inovação!!! Só que existem inúmeros cases de marcas do gênero que trilharam caminhos tradicionais e que se deram muito mal!
Certeza absoluta... o mundo já mudou e é bom ficar de olhos bem abertos nas verdades apresentadas pelo Sr. Al Ries:
“A estratégia de Alto Alcance está falida”, “atinja somente quem realmente importa”, "a comunidade tem mais força que a mídia”, “é preciso cultuar a paciência”, “resultados de vendas no curto prazo é mito”, etc. Num evento patrocinado pela ABA, o recado não podia ser outro, buscar a eficiência! Recado anotado...

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Coffe-Break: Mídia produtor de conteúdo de verdade!


Parabéns ao Flávio Rezende pelo lindo livro infantil "Mari Jo Jo e o Capitão Pirilampo" de sua autoria. Brilhante pela iniciativa de produzir conteúdo do modo tradicional,em papel, nada de Web 2.0. Para mim pelos menos, foi inusitado um mídia produzir uma obra do gênero (mesmo com a ajuda da filha!). Fica mais fácil imaginar mídias músicos ou artistas plásticos, que apesar de exigirem esforços criativos, fica possível botar de pé um trabalho com alguma ou muita transpiração. Um livro infantil, pura fantasia... Vá sair da caixa lá longe...Só não deu para pegar o autógrafo... o assédio estava demais! Na foto: Pai e filha em Lisboa

domingo, 4 de novembro de 2007

Classe C está com tudo ou sempre esteve?


Como sempre a cada brisa de crescimento na economia brasileira, fala-se dos fortalecimento do consumo da Classe C e com certeza da DE também, por que não? A coisa mais curiosa é depois de alguns carnes de crediários, estes migram para a classe B pois posse de bens de é um dos parâmetros de classificação.
Outra coisa interessante,é que enquanto alguns voltam sua atenção para a base, as Casas Bahia, a rainha da classe C, já fez essa lição de casa e está cada vez mais, mirando para o topo da pirâmide...
Nada mais desejável e justo que a posse de itens de bens de conforto seja cada vez mais democratizado, mas o que, com certeza, vai fazer uma p... diferença seria a migração, fosse via o outro parâmetro que é o nível de instrução, que além de fazer galgar novos patamares de sócios-econômicos, o faz de uma forma perene e não fica ao sabor do sobe-desce da bolsa.

Somos 1,2 bilhão de internautas no mundo!1/6 da população conectada

Números publicados no Estadão de Domingo, diz que no Brasil somos 39 milhões de internautas, 1/5 da população, e com isso somos o sexto maior usuário da internet. Esses números foram divulgados pela ONU, antecipando o II Fórum de Governança da Internet no Rio de 12 a 15 de Novembro. Hoje a gestão da rede é quase toda dos EUA, e apesar de se longa data os demais países venham tentando distribuir o poder de decisão, isto dificilmente ocorrerá no curto prazo. Abaixo um gráfico apresentado no seminário Web 2.0 onde mostra que o crescimento no uso da Internet nos Estados Unidos e Europa já está caindo e quem vem tomando conta da rede são os asiáticos... Eles também são os bam-bam-bans em tecnologia mobile e tem as melhores conexões de banda larga. Pois é, os patrícios não estão para brincadeira, não!!!
No gráfico ao lado, apresentado por Mary Meeker no Encontro Web 2.0 em São Francisco, mostra a evolução da participação dos usuário por região (clique na imagem para ampliar!)

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Marketig Esportivo: O valor das Equipes na TV em 2007

Olhando o quadro de audiência (postagem anterior), percebe-se que o São Paulo e o Flamengo foram os que mais estiveram expostos no video, lembrando que cada mercado transmite os jogos de maior preferência em sua região. O futebol é um grande negócio e como tudo está atrelado à exposição das marcas na mídia e obviamente a quantidade de consumidores que se mobilizam para acompanhar suas exibições. Ao vivo, as bilheterias é a melhor régua. Criamos uma métrica que faz ponderações entre o número de pessoas que acompanharam os jogos X transmissões X total do tempo de exposição de cada time na tela, traduzindo-se em um indicador de visibilidade de cada equipe na TV Aberta. O gráfico mostra as Top 10 equipes brasileiras em IVF - Índice de Visibilidade de Futebol (base: 10 mercados). Estes índices não incluem o mes de Out'07, quando o Flamengo e Corinthians aumentaram sua visibilidade (somente para São Paulo). Regionalmente, o campeão de visibilidade na Gde SPaulo foi o São Paulo com IVF = 1567 e no Gde Rio foi o Flamengo com IVF=1044. No total ponderado, os paulistas se sobressaem pelo número de telespectadores de Sao Paulo. É o GRP do futebol! (Rev.1 -agora para 10 mercados).

TV Aberta: São Paulo e Flamengo, são os campeões de audiência!

Abaixo um placar de audiência domiciliar e número de transmissões na Rede Globo, Band e Rede TV nos mercados de São Paulo e Rio de Janeiro. Nos 2 mercados o time com número de transmissões coincide com o de maior audiência, São Paulo F.C. e o C.R.Flamengo. No mercado de São Paulo, destaque para o Grêmio de Porto Alegre com 8 transmissões e audiências muito boas. Os cariocas são exagerados, teve jogo do Flamengo e Botafogo passou dos 40%. A Band tem audiências mais conservadoras e concentra suas transmissões nas equipes paulistas. A Rede TV, por enquanto se restringe a transmissões de torneio de menor interesse. (tabela revisada com inclusão de todos os torneios de 2007- SP até Out'07 e Rio até Set'07) - Fonte: MediaQuiz Ibope.