Postagens dos profissionais de canais e outros colaboradores da SantaClaraNitro

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Vamos discutir a relação

Tenho visto este vídeo com certa freqüência em lugares bem distintos: na agência, em apresentações de veiculos e, pela última vez, no cliente.
O vídeo abriu a reunião que tinha como objetivo repensar a nova relação dos consumidores com a marca.
Temos um grande desafio: Como conquistar este “novo”consumidor que tem infinitas opções?
Vejam o vídeo. É espetacular!

Revistas - quem lê o quê?

Finalizando essa série de posts sobre mídia impressa, publicamos um gráfico com informaçoes do TGI/Ano 8 de algumas Revistas e suas características em termos de Genero (% Homens no eixo vertical), Idade média (eixo horizontal), Renda Média Individual (cores quentes mais altas - conforme legenda) e Total de Leitores de 1 edição. Diferente dos demais charts, que foram do IVC (contagens exemplares), as informações do TGI são resultados de pesquisa de campo realizado no 2o sem/06-1o Sem/07. Desculpem, se como sempre, as imagens não permitem leituras precisas. Esse é um artíficio que da para ter uma percepção geral do mercado e (quem sabe?)sem que os fornecedores das informações não chiem, ok? Para ampliar, clique na imagem.

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Revistas segmentadas crescem em circulação

O gráfico abaixo, mostra a taxa de crescimento da circulação das 15 principais Revista no período de Jan'06 a Nov'07. Leitura do gráfico: (1) eixo vertical = taxa de crescimento, (2) cores quentes = maior crescimento, (3) tamanho da bola e eixo horizontal = circulação
Veja ainda é disparada a maior circulação, com 1,1 milhão de exemplares e e sua posição em cima do eixo horizontal, indica estabilidade. Claudia, Nova Escola, Época e Seleções estão no pelotão seguinte com diferenças significativas no movimento de tendência.
As melhores tendências em taxas de crescimento são de Saúde, Exame e Boa Forma, em posicão superior e cores quentes...
Dados baseados em informações do IVC.Clique para ampliar

Circulação e Crescimento dos jornais brasileiros.

No chart abaixo, estão os 12 títulos de jornais diários de maior circulação. Já tinhamos comentado anteriormente do Super Noticias de BH, que está entre os de maior circulação (mais altura das barras) e também como o de maior indice de crescimento (no lado direito em mais cores quentes). Jornal "Meia Hora" do RJ é outro titulo aparece relacionado e também com alto % de crescimento. A análise de crescimento considera o período de 2006 e 2007.
Os jornais tradicionais ainda aparecem entre as maiores circulações mas com crescimentos menores e certamente com proposta diferentes destes novos entrantes. O número nas barras refere-se a cirçulação Dez'07 em milhares.Fonte: IVC

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

O que converte TRP em Publicidade

Num dos posts anteriores, falamos sobre Gêneros de Programas de TV Aberta mais eficazes na transformação de espaço/tempo em audiência, ou seja um TRP de conteúdo (TRPc). Só que existem inúmeros casos de programs audiência elevada mas que não conseguem converter em faturamento publicitário por razões que não discutiremos agora(lembram-se do "O povo na TV").
O continuidade natural, fizemos esse ensaio que cria indices que estamos chamando de ROR - Returm On Ratings...(acabamos de inventar, rsrsrsr...) Este traduz a eficiência na conversão de audiencia em faturamento, através de razão da AudienciaTempo/TRPc(no gráfico representado pelo deslocamento horizontal) pelo Volume de Publicidade (tamanho da bola) por gênero de programa. A eficácia ou o ROR é representado no gráfioco, pelo descolamento vertical (e a cor, quanto mais quente = mais eficaz).
Um exemplo é a Novela que tem 20% do TRPconteúdo e capta 27,9% da publicidade = ROR de 1,39... Não é o mais alto mas tem volume. O maior ROR é de Televendas mas tem um volume baixo 0,2% do faturamento total. E por aí vai...Espero que dê leitura... Clique para ampliar.
Fonte: informações baseadas em Monitor Ibope e Mediaquiz 2007

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Mídia - +0,7%/mês em 24m e +1,6% em 12m

Analisando a evolução do Investimento em Mídia dos últimos 24 meses, chegamos um Índice de Crescimento de 0,81 (numa escala de -1 a +1) a um percentual de +0,7% ao mês em projeção linear de 24 meses. Em 12 meses passa para 0,96 e 1,6%... Grande evolução!!!
Veja no Gráfico (posições 24m):
Dentre os 15 setores econômicos de maior volume, aqueles de maior crescimento relativos foram Higiene e Beleza com +3,5% por mês, Internet com +3,2%, Imóveis com 2,4% e Farma com 2,1%.
Sem um crescimento relativo muito elevado, Varejo foi o de maior crescimento em volume absoluto, com crescimento de cerca 9 milhões por mês a preço de tabela.
No gráfico abaixo, dados de Indice de crescimento na horizontal, Crescimento relativo na vertical e Investimento absoluto o tamanho da bola...

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Inteligência Exclusiva ou Parceria no Conhecimento...

1. Outro dia um técnico de tecnologia, estava me contando o “porque” dos chineses fazerem bons equipamentos eletrônicos custarem tão “balato”. .. A estorinha é assim: quando você encomenda um projeto a um “china”, ele prontamente agiliza dentro de sua network, toda sorte de parceiros:primos, cunhados, vizinho do vizinho, nenhum pudor ou burocracia.
2. Outro dia me chamou a atenção, no Estadão, uma matéria sobre a maior feira de tecnologia do mundo em Las Vegas e dizia que uma das tônicas eram buscas por parcerias, não entre vizinhos, mas entre grandes marcas...Acho que é o reconhecimento de que hoje não existe tempo nem dinheiro para fazer 2 vezes a mesma coisa. Se alguém já fez antes, tá interessado em fazer negócio... pois que se o não fizer, vai estar perdendo dinheiro e tendo o risco de que seu potencial comprador, seja o futuro concorrente após algum investimento de risco!
Nesta semana 2 fornecedores me chamaram a atenção:
3. A Globosat com seus conteúdos de tempero local e sua força de vendas, se une com a Cereja/PRN, com sua expertise na implementação de mídia em ponto de venda, adquirido na gigantesca operação que mantem com a Wall-Mart norte-america, para dar o ultimo empurrão no consumidor antes de compra. É a fome e a vontade de comer...
4. Náo é a mesma coisa, mas é quase.. A empresa Ala do Rádio, reuniu uma equipe de profissionais experientes e ferramentas operacionais e de planejamento ,para facilitar o uso do meio radio como mídia publicitária, assumindo que a coisa fica mais fácil com a especialização. O que isso tem a ver com parcerias? Tem a ver parcerias na medida em que exige um certo desapego para reconhecer duas coisas: se estrategicamente for importante usar o Rádio, (1) um terceiro pode fazer essa operação de uma forma mais redonda e mais rentável, (2) para isso valeria pena sacrificar parte dos ganhos. Tenho a impressão que na Internet, a coisa funciona mais ou menos assim.

Até a pouco a “Inteligência Exclusiva” era ouro!Parece que a capacidade de estabelecer parcerias ganha força...eu acredito nisso!

Placar IVF 2007: Corinthians fica a frente do São Paulo

Este é o resultado do levantamento para aferir qual time teve mais visibildade na TV (transmissões de jogos vs audiência) na Grande São Paulo. O Coringão deu uma deslanchada no final do campeonato com 4 transmissões a mais. No entanto, em termos de visibilidade sua liderança foi de apenas 1 ponto a frente do São Paulo (+0,2%, acho que foi um empate técnico!rsrsrs...) . As demais equipes ficaram em posição bem abaixo no em visibilidade. Veja a Tabela:

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Audiência Duplicada ou GRP ou TRP

Para avançarmos nos conceitos de mídia, precisamos entender as diferenças entre as audiências duplicadas e as não-duplicadas.
As audiência duplicadas, tratados aqui, são mais tangíveis/concretas e é de mais fácil entendimento por que simplesmente somamos exposições. Exemplo:
Novela------- Audiência:15% x Universo: 1.000 = Impactos =150
Filme--------- Audiência: 10% x Universo: 1.000 = Impactos: 100
Se eu fizer uma programação com 3 inserções na Novelas + 2 no Filme, minha mensagem vai ser exposta ~ 650 vezes (simples contas de “mais” e de “vezes”). Isto em número absoluto... Se fizermos a calculeira em percentuais, o resultado é a métrica que chamamos de GRP ou TRP, que nada mais é a soma dos percentuais de audiência ou simplesmente resultado da razão entre o Total de Impactos dividido pelo Universo (650/1000=65 TRPs). Estamos chamando isto da métrica por que o conceito chamaremos de Sistema GRP.
Prá que serve essa métrica?
1. Calibrar intensidade de esforço por mercado: em princípio 1 TRP /GRP tem o mesmo peso relativo em São Paulo ou em Xique Xique BA, a diferença é que em valores absolutos São Paulo é 250 vezes maior. Então se vc quiser fazer a metade do esforço em Xique-Xique BA, faça metada do volume de GRP/TRP, muito mais fácil do que se fosse manusear o total de paulista e xiquexiquenses, no sentido bíblico diria meu chefe...
2. Aferir custos de mídia por mercado: se 1 TRP proporciona o mesmo efeitos nos diferentes mercados, isto serve como um boa referência de custo de mídia por mercado, usado na seleção de mercado.
3. Pode ser usado também como parâmetro de rentabilidade, equivalente ao conhecido CPM ou Custo Por Mil, só que neste caso é chamado CPP ou Custo Por Ponto. Obviamente, neste caso, não é aplicável a diferentes mercados... fica complicado!!!
Em princípio, este pensamento é aplicável a qualquer mídia...

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Lendas Urbanas da Mídia 1

AUDIÊNCIA NA POPULAÇÃO É SEMPRE MAIOR QUE NO PUBLICO-ALVO!
Meia Verdade... Pode ser tanto maior quanto menor. Aliás, aproveitando a “deixa”, uma das formas de se chegar a afinidade é a “razão” entre a audiência no Target e a audiência na População.
Exemplo: se um programa tem audiência 15% no Público-alvo e 10% na População, isto significa que tem um afinidade de 1,5 (15% / 10% ) ou seja proporcionalmente o segmento de interesse consome proporcionalmente 50% mais o programa do que a media da população.
O que é sempre maior é o valor absoluto da audiência (impactos) da População se comparado com qualquer dos seus segmentos!!!
Nesta mesma linha, de "batepronto", muita gente acha que a Audiência Individual é maior que Audiência Lar... Neste caso, na grande maioria das vezes, a Audiência Lar é maior!!!

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Oferta e Consumo na TV Paga

No quadrante abaixo, uma réplica do que fizemos com TV Aberta a 2 postagens anteriores. A grande diferença é que enquanto as novelas, em sua maioria de produção local dominam a TV Aberta. Na TV Paga a maior parte do consumo (bolas maiores) ficam com os filmes (37%), as séries (19%) e infantis (15%), em sua maioria de grandes produtoras americanas... nada contra, até gosto muito... A grande oferta desses gêneros, característica do meio, faz com que sua relação de oferta/consumo fique neutra (1,0).
Outra coisa, é a grande diversidade de gêneros mas que não dão banho de audiência. Mas isso certamente dá a cara de cada canal. A posição próxima da barra horizontal indica oferta baixa e as bolas pequenas indicam demandas baixas. Informações baseadas no MidiaQuiz/Ibope Set/Nov'07

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Uma plataforma muito louca!

Olhando em volta, tenho uma boa impressão de que o livro, umas das formas mais antigas de publicar conteúdo está ganhando força. Livrarias, com espaços muito interessantes, estão pululando pela cidade. Neste fim do ano, recebi muitos livros de presentes, de jovens, de velhos amigos, de parceiros comerciais, da família e esta semana, no meu aniversário de meus companheiros de trabalho. E o incrível é que não ganhei nenhum CD. Se for mesmo verdade que os amigos lhe presenteiam com coisas que lhes são caras, então maravilha, os livros estão mesmo em alta!
Só para não perder o costume, vamos olhar este device como mídia. Será que o sucesso é por que os livros ficaram mais baratos e tem conteúdos com melhor custo benefício? Ninguém tem dúvida da qualidade de conteúdo, ele é integral, sem cortes e é oferecido muito antes da TV ou do cinema, sem para isso cobrar pela antecipação. O perfil dos seus consumidores é diverso e o que é mais matador é seu poder de segmentação demográfica e editorial...Parece uma plataforma muito antiga, mas se prestar atenção vai ver que é muito moderno... seu "monitor" é muito doido, é tridimensional (Steve Jobs ou a Sony não chegaram nem perto), movida à energia mais eficiente do mundo, e permite cada um crie seus personagens e cenários... Quer coisa mais moderna que isso, nessa era onde só se fala de recriações e autorias colaborativas???
Quanto a sua função, só se fala coisas boas de seu papel na sociedade. Mas acho que um problema é que ainda não chegaram num formato interessante de explorá-lo como mídia publicitária... pelo menos eu não lembro de um formato a altura dessa plataforma maravilhosa. Se alguém tiver alguma sugestão, escreva aí embaixo nos comentários!

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

TV Aberta: quem converte tempo em audiência!!!!

Chega de "embromation", vamos trabalhar. O chart abaixo dá um cenário do contéudo ofertado na TV Aberta em 3 dimensões. Abaixo, segue a tecla SAP sua leitura:
1. Oferta (deslocamento horizontal): o que é ofertado na grade dos canais; Leitura: em posição mais a direita está "Religiosos", que significa que este é o gênero ocupa maior parte do tempo da grade da TV Aberta, com cerca de 13% da grade, enquanto que Rural ocupa menos de 1%.
2. Demanda (deslocamento vertical): este índice faz um relação entre o que é ofertado e o que gera ratings. Novela está em posição mais acima o que índice que é o gênero de maior preferência, 4 vezes acima da média. Religiosos náo tem o mesmo sucesso!
3. Consumo (tamanho da bola): a maior bola é da novela pois com menos de 6% do tempo, consegue cerca de 22% do tempo consumido na TV Aberta. É mole????
Estas informações foram geradas a partir de dados do Mediaquiz Set/Nov'07. Divirta-se!!!
Cique na imagem para ampliar!!!!

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Ano Novo, Novas Mídias?

A vontade é que no piloto automático, as coisas mudem junto com a virado do ano... Na vida real não é bem assim. Como o que move o mundo é a vontade com atitudes de mudanças, então, além dos tradicionais Saúde, Paz, Felicidade, etc...precisamos canalizar o desejo e o espírito coletivo de renovação tradicional a todas as passagens de ano a posturas e atitudes. O que os mídias poderiam ter como meta de renovação?
Uma coisa que influi decisivamente no perfil profissional dos mídias é o tipo de abordagem que caracteriza os mídias. Normalmente é o racional, a razão e a lógica é o que se imagina ao perfil dos que optam serem mídias, mas o mercado vem mudando. Se de um lado, cresce a pressão pelo Retorno sobre o Investimento (ROI) cuja expectativa é uma calculeira sem fim para tomadas da decisão que tragam resultados eficazes e mais lucrativos, por outro cresce também a demanda por pensamentos de mídia mais criativos e soluções inovadoras, somada a capacidade intuitiva que suportem decisões rápidas baseados em informações mais numerosa, complexas e de menor confiabilidade. Isso tira um pouco o foco do lado esquerdo, passando para a acionar maiores esforços ao hemisfério direito do cérebro, caracterizados pela criatividade e intuição.
Não sei quanto a vocês, mas eu acho que mídia é uma daquelas profissões onde cada vez mais se torna essencial aprender a virar a chavinha dos hemisférios, ora direito ora esquerdo e acho que esse é um desafio!
Feliz Ano Novo!!!