Postagens dos profissionais de canais e outros colaboradores da SantaClaraNitro

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Brasil: Dá para acreditar que seremos grandes!

A Exame publicou há umas 3 edições passadas, uma série de estatísticas que olhado junto dá uma grande esperança de que o Brasil desta vez deslancha mesmo... É aquela emoção de quando o time está ganhando... ainda não tem aqueles velhos probleminhas, mas parece que agora vai... Para quem não viu, Vale a pena ver...

Resultado da pesquisa feita por Exame com 136 presidentes de grandes empresas de capital estrangeiro:
* No que diz respeito a investimento: 86% (!!!) das empresas investem mais no BR mais que há 5 anos
* Cenário vislumbrado para o setor que opera: 60% diz que tende a crescer fortemente e 1% (!!!) não tem tendência a expansão.
* Em comparação com outros países: 49% diz que o BR é um dos maiores mercados do grupo, 46% que deve crescer e 5% que a operação local está perdendo posição.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

ROI ou Retorno sobre investimento

Há algum tempo, a gente vem mexendo com estudos de ROI ou Retorno Sobre Investimento… e uma das primeiras coisas que aprendemos foi que se for perguntar para um gringo sobre ROI, não adianta enrolar a língua e pronunciar RRRROI…é melhor perguntar sobre “ArOuAi”. É brincadeira mas é verdade…
Como sempre tem gente perguntando o que é tal de ROI, dei um busca na Internet é peguei uma definição do site Investopedia, que tem a visão simples, bem generalista mas preserva a pegada financeira de sua origem. Segundo sei, surgiu no mercado de informática onde para se comprar um computador (na verdade um parafernália computacional) custava o “olho da cara” e mais um pouco. E portando fazia-se uma calculeira do “preço do equipamento” Vs. “quantas pessoas ele substituiria" + sua eficiência + etc + quando ele se pagaria e começaria a dar lucro.
Tradução livre do artigo do www.investopedia.com:
"Medida de performance usada para avaliar a eficiência de um investimento ou comparar a eficiência de um número diferente de investimentos. Para calcular o ROI, o benefício (retorno) de um investimento é dividido pelo Custo de Investimento, o resultado é expresso como um percentual ou índice.
O ROI é uma medida popular por causa de sua versatilidade e simplicidade. Simples assim: se um investimento não tem um ROI positivo ou se existir outras oportunidades com um ROI mais alto, então o investimento não deve ser levado em frente.
O cálculo do ROI pode ser modificado para se adequar a cada situação. Tudo depende do que você inclui como retorno e custo. No frigir dos ovos o que se tenta medir a rentabilidade um investimento e como tal, não há uma única forma de cálculo. Por exemplo, uma empresa pode comparar 2 produtos diferentes dividindo a receita que cada produto gerou e suas respectivas despesas. Um analista financeiro, entretanto, pode comparar os mesmos 2 produtos usando um processo totalmente diferente de calculo de ROI, talvez dividindo a renda líquida de um investimento pelo valor total de todos recursos que tenha sido empregado para manufaturar e vender o produto.
O perigo com essa flexibilidade toda é que ele pode ser manipulado para se ajustar aos propósitos dos usuários…". Vê se presta atenção!
No nosso dia a dia, o princípio do ROI é parecido, mas as métricas e os fins ficaram diversos. Muitos processos que são feitos na mídia tem o espírito do ROI, afinal a meta sempre foi a eficiência. Hoje quando se fala do ROI, a expectativa geral vai na direção da previsibilidade. Aqui, usamos mais como ferramenta de diagnóstico.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

VideoClix | Propaganda em Vídeos

Essa semana conheci uma ferramenta de uma empresa chamada Videoclix. Ainda está na famosa fase beta, mas já conseguiu colocar em prática uma idéia genial; a identificação dos objetos de um vídeo. No vídeo abaixo conseguimos clicar no Grand Canyon, na camiseta vermelha do ator, no carro etc. Do lado direito da imagem, aparece mais informações do objeto; imagens, textos, resultados de busca e é claro, propaganda.
Fico imaginando essa ferramenta aplicada a TV, e o sonho das grandes redes e de muitos consumidores realizado.

Outras iniciativas "com menor eficiência" para TV e Internet:

www.seeontv.com
www.videoeggs.com
www.boo-box.com


Clique aqui para ver o DEMO..

Ranking 2008 - Cinema Nacional (até 1a.quinz/Mar)

Abaixo o ranking de bilheteria de filmes nacionais em 2008 publicado no boletim Filme B. Alguns filmes de 2007 ainda estão em cartaz e portanto listados. Entre eles, Tropa de Elite que é o #1 se considerarmos a renda e publico no total (2 ultimas colunas).
Das estréias em 2008 o grande campeão é “Meu nome não é Johnny” produzido por Mariza Leão e dirigido por Mauro Lima. Foram 14 titulos nacionais lançado até o fechamento da lista.

A visão da Internet em 1995 – imaginar a web em 2015 parece ingenuo!

Vamos dar uma olhada sobre o que deixava o pessoal de tecnologia de queixo caido... parece muito tempo mas faz somente 13 anos atrás. Na época eram 40 milhões de internautas no mundo, acredite era complicado navegar e poucos acreditavam na coisa. Abaixo uma coletânea de materiais maravilhosos em VHS sobre Internet digitalizado e organizado por Waxy.org do jornalista Andy Baio do Oregon. Este é o primeiro volume da série chamada “Internet Power”. É de uma ingenuidade muito bem humorada. Uma valiosa documentação da Internet. O Google ainda nem tinha nascido...Abaixo um video postado em Blip.TV.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Afinal, o consumo está na Classe C?

Que a população está consumindo mais não há dúvida. A dúvida é que se o consumo está mesmo na classe C. Nesse momento em que se fala do aumento do poder aquisitivo da Classe C, vale a pena refletir sobre como critério de classificação sócio-econômica é estrutura e as implicações na análise de mobilidade sócio-econômica.
O interessante é que aferição da melhoria dos padrões da Classe C por exemplo, não dá para faze-lo diretamente um banco com outro, por que assim que há uma melhoria do padrão de conforto , o critério de pontos, faz com que boa parte das pessoas da classe C no momento t1, já esteja gozando a vida na classe AB no momento t2. O crescimento C puro e simples das pessoas da classe C poderia indicar sua estagnação com melhora significativa das Classes D ou piora da Classe B.Um bom indicador é o crescimento das classes AB, indicando migração da segmentos inferior.
Clique no link a seguir com uma apresentação da ABEP com considerações sobre criterio de classficação sócio-economica e introdução do critério 2008 publicado no SlideShare.

terça-feira, 15 de abril de 2008

NABSHOW - Tecnologias de audio e video digitais

NAB, é a associação que defende os empresas de Rádio e TV norte-americana (parecido com a nossa ABERT) e o NABSHOW e um evento realizado em Las Vegas, que mostra tudo relacionado a desenvolvimento, equipamento e conteúdo de áudio e vídeo para todas as mídias agora mais do que nunca digital. Considerado o maior do gênero no mundo.
O curioso que as estrelas do evento tem olhos puxados: China, Coréia e Japão, que traz a ultima novidade em TV de alta definição tanto em qualidade de imagem (16 vezes mais que o HDTV) quanto em tamanho de monitores (11 m na diagonal). Os 2 sistemas de TV digital do ocidente, o norte americano e o alemão não estão presentes no evento.
Em tecnologia de produção de imagens surge o OLED que dá um upgrade principalmente na economia de energia. Uma lenda urbana criada que está sendo derrubada é a falência dos monitores Plasma. Parece que ganham força em tamanhos maiores, qualidade e preço. Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, o Brasil conta com presença de 2.000 profissionais no evento.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Case #2: "Diamond Schreddies" - GP do Clio

O Case # 2 (trazido pelo Fê Campos do Festival Clio Awards) ganhou o GP e é de um cereal chamado Schreddies. O biscoitinho é um quadradinho sem graça, e o que os caras fizeram foi uma megacampanha, incluindo troca de embalagem, pra lançar o "New Diamond Schreddies", que vem a ser rigorosamente o mesmo produto, só que virado num ângulo de 45%, ou seja, uma cretinice assumida e hilária. E como eles divulgaram isso? Mostrando os videos (REAIS) de uma pesquisa de Mercado, tipo Focus Group, onde os consumidores acreditavam que o produto tinha mudado e que isso era uma grande evolução. Puta sucesso de vendas, recall nas alturas, etc, etc. Veja os videos.

Case #1 "Whopper Freakout" - Ouro no Clio 2008

Fernando Campos, Sócio e Diretor de criação da Santa Clara, foi jurado 2008 do Clio Awards de Print, Poster, Outdoor, Direct Mail, Innovative Media & Integrated Campaigns. Eram 15 jurados, de 15 paises diferentes. Ele voltou com muitas coisas interessantes. A seguir resumo do texto do Fe Campos sobre o Festival: Aprendizado #1 foi uma Confirmação: “Integrated Campaigns” é definitivamente o que está tomando conta do mercado. Na visão de F.Campos todas agências irão mostrando seu talento através de cases e não de portfólio. Santa Clara já está nessa. Afinal o que é “Integrated Campaign”? Ninguém sabe ao certo o que é. No fundo, é uma campanha onde o encaixe de meios é mais profundo e sinérgico do que numa campanha "tradicional", onde os meios mais ou menos apóiam uns aos outros. O primeiro exemplo, que foi ouro no Clio foi o "Whopper Freakout" da Crispin, Porter. Funcionava assim: eles interditaram uma loja do Burguer King, e fizeram os consumidores da loja acreditar que o Whopper, principal sanduíche da rede, tinha sido descontinuado, ou seja, retirado do cardápio pra sempre. Os consumidores piraram de verdade (o tal "Freakout" do título) e as reações foram captadas em câmeras escondidas. Na semana seguinte, a pegadinha ganhou o país através de ações de mídia tradicional, seeding e outros mecanismos online. Sucesso total a partir de um argumento muito simples. Brilhante.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Bolo de Caneca de 3 minutos

Vamos trocar receitas... Deixe tudo preparado para qdo pintar aquela fominha na madrugada de plantão. É super fácil e rápido e é muuuuiito bom!!!
INGREDIENTES: 1 ovo pequeno + 4 col(sopa) de leite + 3 col(sopa) de óleo + 2 col(sopa) rasas de chocolate em pó + 4 col(sopa) rasas de açúcar + 4 col(sopa) rasas de farinha de trigo + 1 col(café) de fermento em pó
MODO DE PREPARO:Coloque o ovo na caneca e bata bem com garfo. Acrescente o óleo, o açúcar, o leite, o chocolate e bata mais. Acrescente a farinha e o fermento e mexa delicadamente até incorporar. Leve por 3 minutos no microondas na potência máxima.
Calda:
INGREDIENTES:2 col(sopa) de leite + 1 col(chá) de manteiga +1 ou 2 col(sopa) rasas de açúcar + 3 col(sopa) rasas de chocolate em pó
MODO DE PREPARO: Misture tudo e coloque por 30 segundos no microondas na potência máximaColoque no bolo ainda quente.

Dicas Importantes:* Dimensões desta caneca: 9,5 cm de altura X 8,5 cm de diâmetro da caneca = capacidade de 300ml
* A colher (sopa) da farinha, do chocolate e do açúcar são rasas. Se colocar colher (sopa) fazendo morro, o bolo vai ficar duro.
* Se você deseja desenformar da caneca, unte uma outra caneca com margarina e farinha de trigo, coloque a massa e leve o bolo para assar.

Publicado no www.bemcomer.com.br

Cultura Copy & Paste

Cultura “Copy & Paste” é um tema muito contraditório para mim, pois pode tanto levar a Acomodação como a Tranformação....Fui no Google dar uma fuçada e cheguei numa página de blog que coloca a percepção de uma profissional de RH que atribui a essa disponibilização de conteúdos e suas variações a algumas deficiências dos profissionais atuais (ouça o áudio desse blog). Concordo até a página 3, por que de fato a cultura do Copy & Paste sob um base não sólida, leva a roda girar mais rápida mas sobre si mesmo, com pouco deslocamento. No entanto, seu poder está na capacitação das pessoas em transformar os dados da web, ligando “lé com crê”, e assim assimilar, inserir e tranformar, como se espera de um processo contínuo e colaborativo. Fico muito despontado quando vejo nesses seminários carésimos uns charts de 10 anos atrás usado do mesmo jeito que há 10 anos atrás. De vez em quando tudo bem...Mas coisa horrorosa essa de só ficar “replicando”, não acham???

terça-feira, 8 de abril de 2008

Clusters dos internautas brasileiros

O universo de usuários da web é tão diverso quanto o da população brasileira. Formado por maluco por tecnologia mas também senhoras de avental todo sujo de ovo, usuárias por força da conveniência da ferramenta.
Fizemos uma clusterização do universo de Internautas (9 clusters) e uma analise de correspondência, onde relacionamos gastos de cartões de crédito online/offline (em verde), atividades online (em amarelo) e os grupos (em vermelho). A linha pontilhada indica rota decrescente dos gastos com cartões de crédito. Foram gerados quadrantes com tipos de atividades online, poderiam ser para qualquer variável na busca de diferenciação entre os grupos. Este gráfico foi gerado pelos softwares e banco de dados Target Index Group Jul06/Jul'07.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Rádio: Paulistas vs Cariocas

Só por curiosidade, fizemos um ranking colocando lado a lado emissoras cariocas e paulistas. E sabe quem tem mais ouvintes? Pois é, as 3 maiores audiências foram de rádios cariocas (barras laranjas)... No gráfico abaixo, estão as Top 20 emissoras em maior número de ouvintes (Mediaquiz Nov07/Jan'08). No entanto, os Paulistas (barras vermelhas) ganham em números de emissoras: 7 cariocas com 42% dos ouvintes) x 13 paulistas com 57%. No Rio as audiência são mais concentradas em São Paulo além de ser mais pulverizado temos mais estações. No Rio são pesquisadas 48 emissoras e em GSPaulo são 67. É muito, não é não? Nos meus favoritos estão 5 delas...

quarta-feira, 2 de abril de 2008

TV: Generos que convertem mais...

Já falamos disso há algum tempo atrás, mas demos uma atualizada (1o. trim'08) e uma dos destaques foi a presença de Reality Show que, até por ser uma coisa pontual (Big Brother) tem um desempenho exceptional. Estamos falando "pontual" por que outros gêneros como Novela, por exemplo, tem sua performance reduzida por que nela são incluidas desempenho de novelas de todas as redes. Apesar de não estar no gráfico, analisamos os generos em relação ao aumento do consumo e os mais regulares foram os Infantis, Femininos e os Religiosos... Mas os generos que fazem a roda girar, não tem novidade nenhuma... Jornalismo, Novelas, Filmes, Shows. Isso sem falar em eventos esportivos e especiais do tipo realities shows. Filmes e Séries e Novelas vem com perfomances declinantes nos ultimos 2 anos. Dados baseados em Mediaquiz/Ibope.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Rede Globo reverte tendência de queda.

Sempre que a Rede Globo sofre perdas no Share de audiência de TV, as concorrentes pegam no pé no seu pé. Das vezes anteriores a reação da líder era muito pronta. Desta vez a trajetória de queda perdurou por longo período. No chart abaixo, inserimos quadrantes que representam análise a Índice de Crescimento (que varia de +1 a -1 de acordo com a clareza de alta ou queda) no longo prazo - 64 semanas (eixo horizontal) e curto prazo - 16 semanas (eixo vertical). O Tamanho da Bola = Share de 00:00 as 24:00h. A Record e Band apresenta crescimento tanto no curto quanto no longo prazo. A Rede Globo, tem índice negativo no longo prazo mas no curto já está com índice positivo. A pergunta que fica é se essa tendência se firma ou não...Dados baseado em Mídiaquiz/Ibope da Gde SPaulo.