Postagens dos profissionais de canais e outros colaboradores da SantaClaraNitro

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Inteligência Exclusiva ou Parceria no Conhecimento...

1. Outro dia um técnico de tecnologia, estava me contando o “porque” dos chineses fazerem bons equipamentos eletrônicos custarem tão “balato”. .. A estorinha é assim: quando você encomenda um projeto a um “china”, ele prontamente agiliza dentro de sua network, toda sorte de parceiros:primos, cunhados, vizinho do vizinho, nenhum pudor ou burocracia.
2. Outro dia me chamou a atenção, no Estadão, uma matéria sobre a maior feira de tecnologia do mundo em Las Vegas e dizia que uma das tônicas eram buscas por parcerias, não entre vizinhos, mas entre grandes marcas...Acho que é o reconhecimento de que hoje não existe tempo nem dinheiro para fazer 2 vezes a mesma coisa. Se alguém já fez antes, tá interessado em fazer negócio... pois que se o não fizer, vai estar perdendo dinheiro e tendo o risco de que seu potencial comprador, seja o futuro concorrente após algum investimento de risco!
Nesta semana 2 fornecedores me chamaram a atenção:
3. A Globosat com seus conteúdos de tempero local e sua força de vendas, se une com a Cereja/PRN, com sua expertise na implementação de mídia em ponto de venda, adquirido na gigantesca operação que mantem com a Wall-Mart norte-america, para dar o ultimo empurrão no consumidor antes de compra. É a fome e a vontade de comer...
4. Náo é a mesma coisa, mas é quase.. A empresa Ala do Rádio, reuniu uma equipe de profissionais experientes e ferramentas operacionais e de planejamento ,para facilitar o uso do meio radio como mídia publicitária, assumindo que a coisa fica mais fácil com a especialização. O que isso tem a ver com parcerias? Tem a ver parcerias na medida em que exige um certo desapego para reconhecer duas coisas: se estrategicamente for importante usar o Rádio, (1) um terceiro pode fazer essa operação de uma forma mais redonda e mais rentável, (2) para isso valeria pena sacrificar parte dos ganhos. Tenho a impressão que na Internet, a coisa funciona mais ou menos assim.

Até a pouco a “Inteligência Exclusiva” era ouro!Parece que a capacidade de estabelecer parcerias ganha força...eu acredito nisso!

Nenhum comentário: