Postagens dos profissionais de canais e outros colaboradores da SantaClaraNitro

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Avaliação Brasil: Bem estar e Educaçao

Índice 1: IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)
O IDH é uma medida comparativa de riqueza, alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade e outros fatores para os diversos países do mundo que avalia o bem-estar de uma população.(veja assunto no wikipedia)
O índice publicado em 2007 refere-se a 2005 e o Brasil ocupa a 70ª. Posição (último pais do grupo dos evoluídos). O curioso é que países dos BRICs , as chamadas potencias do futuro estão em posição semelhantes ou pior que o Brasil : Rússia na 67ª. , China na 81ª e Índia na 128ª posição.
Indice 2: PISA(Programa de Avaliação Internacional de Estudantes)
Recentemente foi publicado o índice PISA, considerada a melhor referência em avaliação da educação no mundo. Leia este triste trecho publicado no www. estadao.com “A pontuação dos alunos brasileiros ficou em 393 e 370, em leitura e matemática, respectivamente. A nota máxima registrada no Pisa foi de 707,9. Esse desempenho faz com que o País não consiga passar do nível 1 de aprendizagem - numa escala que varia de 1 a 6, sendo 1 o pior - em nenhuma das três áreas”. (clique na imagem para ampliar)
Quando vemos o índice de IDH, o bem estar da população, a coisa parece animadora, por que estamos num posição muito interessante, no grupo dos Evoluídos, em melhor posição que até os outros do BRIC, com melhor desempenho economico que nós. Poderíamos até dizer que dinheiro não é tudo!!!!
Mas ligando lé-com-cré, e considerando que a principal matéria-prima para o desenvolvimento é a Educação, a perspectiva não é nada animadora. Neste item, países do BRIC inclusos no PISA estão em melhor posição que a o Brasil, principalmente a China, que está entre os melhores.
A culpa, obviamente, não é desta administração, mas espero que o povo não leve muito a sério a frase dita pelo Homem: “FHC tem mais escolaridade, mas sei governar melhor...”

Nenhum comentário: