SIM ( )
1. Equivalente na análise do custo por impacto no mesmo mercado e mesmo target.
Seu uso mais comum: seleção de programas ou veículos quando com melhor rentabilidade - o custo por mil impactos (CPM) ou Custo para atingir o equivalente a 1% do público-alvo (Custo 1 GRP/TRP). Até ai são equivalentes na função e proporcionais no índice.
2. Usado também para cálculo de 1% de Alcance ou seu equivalente em números Absolutos, CPM Audiência Líquida.
3. Sim também no comparativo de rentabilidade de programação.
NÃO ( )
1. Qual mercado é mais barato veicular TV? Neste caso, o CPM é melhor. Esquecendo peculiaridades específicas, o que um programa cobra para impactar 1000 paulistas deveria custar o mesmo que para expor 1000 cariocas. Diferenças de CPM entre mercados é referencia de rentabilidade. Cuidado! Glorinha Kalil diria que seria um pecado mortal somar o CPM de mercados. Se um dia tiver que fazer isso, faça uma média (não estou falando de etiqueta!) dando uma ponderadinha de leve!
2. Então pra que serve o Custo TRP? Ao contrário do CPM, dá noção de valor de mídia a mercados diferentes: Se um programa em São Paulo tem um Custo TRP de 1000, então no Rio, seria esperado que custasse 600 por que tem população de telespectadores 40% menor (chutei!)..
3. Custo TRP, é um bom índice para cálculos de CDI e BDI, além de outras utilidades, mas isso está em outro capítulo mais adiante. Continua...
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quarta-feira, 19 de dezembro de 2007
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