Postagens dos profissionais de canais e outros colaboradores da SantaClaraNitro

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Conceitos: Audiencia, Afinidade e Rentabilidade

Já comentamos que a audiência e da afinidade em posts anteriores. São metricas que traduzem em números as características de uma opção de mídia. Estamos repetindo para iniciar uma série sobre Conceitos de Mídia.
Assim como uma Dona-de-Casa vai ao supermercado e escolhe um ingrediente que vai na receita de um bolo, a mesma coisa ocorre quando o mídia se escolhe uma alternativa de sua programação de mídia.
1. Você compra audiência, e náo inserção, para controlar a quantidade de vezes que quer que sua mensagem seja entregue. Grandes audiências = muitas entregas simultâneas. Um mesmo volume de entrega de mensagens podem ser feitas por muitas opções de pequenas audiências ou poucas de grandes, embora iguais, isto resulta em resultados diferentes, mas isso é assunto para os próximos posts de Conceitos sobre audiência “não-duplicada”.
2. Enquanto a DC verifica a composição dos ingredientes do tipo mais gordura ou menos açucar, o mídia analisa a qualificação/perfil ou afinidade das alternativas de mídia, para ver aquelas que mais mais agradam, uma questão identificação entre os consumidores do produto vs da mídia... Se traduz mais qualidade do que em quantidade.
3. Resta saber o quanto cada opção custa. Preços altos ou baixos é tudo uma questão de custo benefício: preço alto é Ok se a entrega também for grande, da mesma forma que preço baixo não se traduz em entregas vantajosas. Este é o ROI primário da mídia, o quanto você paga e o quanto tem de retorno.
4. A expectativa é ter opções de custos relativos semelhantes (CPMs ou Custo GRP/TRP)para cada entrega. Mas reconhecidamente a mensagem pode ser feita por uma carta simples ou envolvido em embalagens especiais: pão-de-ló simples ou com glacê e a cereja em cima de quebra.
A mensagem aqui é não ser tão inflexível ao analisar os números...

Nenhum comentário: