Postagens dos profissionais de canais e outros colaboradores da SantaClaraNitro

terça-feira, 17 de junho de 2008

Como imaginava uma nova mídia com N maiúsculo

Pretendia subir vez ou outra uma postagem durante minhas férias, mas a vontade não era muita e a conveniência era baixa, e aí não deu outra, sumi... Para aplacar a frustração vamos falar de evolução.
Não sou do tipo que se entusiama com qualquer coisa e minha perspectiva da Internet sempre foi mais amena que a grande maioria apesar de ter estado na Internet (Zip.Net) antes, durante e após a “Bolha”. Macaco de auditório da Internet , nunca fui entusiasta daqueles que consideravam a Web como uma nova mídia (só para deixar claro, isso nada tem a ver com publicidade na Internet). Afinal, mídia com linguagem escrita, em audio ou video já existiam e com qualidade muito melhor... a sua grande evolução, a interatividade, insuperável... Partindo daí, minha visão era a de que a biosfera ou o ar estava para o Radio e a TV Aberta assim como a Internet estava para Interatividade, portanto a web é muito que mais que mídia... é uma plataforma ou um meio de propagação dos sinais, fosse ela das mídias Impressas, Rádio ou TV...
Como imaginava uma nova mídia com N maiúsculo: tinha uma imagem de alguma maluquice com linguagem realmente tranformadora, assim como foram os meios atuais no seu tempo: a evolução inicia com plataforma tangível mas transformadora com o papel e a imprensa. As evoluções que se seguiram foram mágicas, com as ondas invisíveis do Rádio e depois a arrasadora Televisão. Pensando nos 5 orgãos dos sentidos, lá do primário, já existiam meios que contemplavam a Audição e Visão... imaginava como seria a mídia que exploraria o Olfato, o Paladar ou o Tato... os videogames e celulares já exploram as sensações táteis com o Vibracall e o hoje Wii, com seu novo jeito de jogar... Diriam a mídia impressa já faz anúncio com cheiro, mas não é isso que eu validaria como Nova mídia. Nao imaginava nada tão simples(!!!)... Imaginava evolução como uma parafernália que usasse eletrodos como fones de fones de ouvidos, que transmitiriam impulsos elétricos ao cérebro, e que criariam todo tipo de cheiros e paladares que se desejassem. Uma viagem? Pode ser, mas já existem aparatos do genero que fazem deficientes visuais enxergarem... De lá pra cá e um passo, não acham? É como dizia um ex-chefe, tudo é possivel se o homem já chegou até a lua!!!
E quanto a Internet , as grandes revoluções certamente ainda estão por vir, pois imagino a web como o respirar: essencial mas simples, natural, democrática e acessível.
Muita viagem? Desculpem, ainda é o efeito das férias...

3 comentários:

Anônimo disse...

ae, sumida! viajar é bom! veja o exemplo do meu post! hehe
é bom porque coloca a gente pra pensar!

abs

rafael@santaclaranitro.com

Sumida disse...

Concordo... A gente desconsidera as verdades absolutas e pensa nas verdades prováveis...

Zé Reinaldo disse...

Sumida, belíssima mensagem aos recém chegados. Lidar com fatos novos é importante, mas desconsiderar a história é muito perigoso. Concordo plenamente com o final do texto e acrescento uma frase emblemática "O óbvio é muito simples, mas muito sofisticado".
Seja bem vindo.