Há algum tempo, a gente vem mexendo com estudos de ROI ou Retorno Sobre Investimento… e uma das primeiras coisas que aprendemos foi que se for perguntar para um gringo sobre ROI, não adianta enrolar a língua e pronunciar RRRROI…é melhor perguntar sobre “ArOuAi”. É brincadeira mas é verdade…
Como sempre tem gente perguntando o que é tal de ROI, dei um busca na Internet é peguei uma definição do site Investopedia, que tem a visão simples, bem generalista mas preserva a pegada financeira de sua origem. Segundo sei, surgiu no mercado de informática onde para se comprar um computador (na verdade um parafernália computacional) custava o “olho da cara” e mais um pouco. E portando fazia-se uma calculeira do “preço do equipamento” Vs. “quantas pessoas ele substituiria" + sua eficiência + etc + quando ele se pagaria e começaria a dar lucro.
Tradução livre do artigo do www.investopedia.com:
"Medida de performance usada para avaliar a eficiência de um investimento ou comparar a eficiência de um número diferente de investimentos. Para calcular o ROI, o benefício (retorno) de um investimento é dividido pelo Custo de Investimento, o resultado é expresso como um percentual ou índice.
O ROI é uma medida popular por causa de sua versatilidade e simplicidade. Simples assim: se um investimento não tem um ROI positivo ou se existir outras oportunidades com um ROI mais alto, então o investimento não deve ser levado em frente.
O cálculo do ROI pode ser modificado para se adequar a cada situação. Tudo depende do que você inclui como retorno e custo. No frigir dos ovos o que se tenta medir a rentabilidade um investimento e como tal, não há uma única forma de cálculo. Por exemplo, uma empresa pode comparar 2 produtos diferentes dividindo a receita que cada produto gerou e suas respectivas despesas. Um analista financeiro, entretanto, pode comparar os mesmos 2 produtos usando um processo totalmente diferente de calculo de ROI, talvez dividindo a renda líquida de um investimento pelo valor total de todos recursos que tenha sido empregado para manufaturar e vender o produto.
O perigo com essa flexibilidade toda é que ele pode ser manipulado para se ajustar aos propósitos dos usuários…". Vê se presta atenção!
No nosso dia a dia, o princípio do ROI é parecido, mas as métricas e os fins ficaram diversos. Muitos processos que são feitos na mídia tem o espírito do ROI, afinal a meta sempre foi a eficiência. Hoje quando se fala do ROI, a expectativa geral vai na direção da previsibilidade. Aqui, usamos mais como ferramenta de diagnóstico.
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2 comentários:
Olá,
eu queria MUITO poder ver a imagem deste post, mas nã oconsigo amplia-la e não dá para identificar o que significa esse gráfico.
se puder me enviar: vanessaedesign@gmail.com
Estou te mandando uma imagem maior por email. Na verdade é um esquematico simbolizando o processo que usamos na Santa Clara para Diagnósticos, onde variáveis dependentes (share ou variáveis de marcas) sofrem ação das independentes (tipo mídia, preço, competidores, etc)...
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