Postagens dos profissionais de canais e outros colaboradores da SantaClaraNitro

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Verbos X Substantivos

Um post no blog da agência americana Zeus Jones (o site deles também é muito legal) me fez ficar pensando. Achei um ponto de vista bem interessante e vou tentar desenvolver aqui. Mesmo sendo mais conceitual e relacionado a planejamento (minha área), acho que vai ser bom pra dar uma atualizada no blog na ausência do Sumida.

Seguinte: por que todo mundo baba no iPhone? Porque ele é intuitivo. E como ele é intuitivo? Por causa de sua interface e dispositivos (multi-touch e acelerômetro). OK, mas o que a interface e dispositivos conseguem fazer que torna o iPhone intuitivo? Eles representam ações: gire o aparelho e a foto gira; afaste os dedos e a imagem aumenta; passe o dedo rapidamente e a barra de rolagem desce naturalmente.

O iPhone suprimiu ao máximo os verbos.

Em outros sistemas, um objeto precisa estar relacionado a uma ação (verbo). Lembre-se que o Windows tem um grande "Iniciar" sempre na sua tela. Ou aquela foto que você precisa abrir, girar e passar para a próxima - indicando essa ação com o mouse ou stylus.

Ao suprimir os verbos, os substantivos ganham importância. Ao invés de fazer o caminho "Iniciar, calendário, inserir compromisso", a interface tem um botão "calendário" e lá dentro você usa os gestos para executar as ações. Entram também nessa lista de substantivos os mapas, câmera, relógio, calculadora, etc. Vemos a troca de verbos por representacões também no Wii e no novo HTC Diamond.

No post da Zeus Jones, o cara critica que alguns recursos do iPhone ainda dependem de verbos, como o telefone e o SMS. Porém isso não vem ao caso.

Minha idéia com esse post era provocar um pensamento.
De onde mais podemos reduzir os verbos?
Verbos são mais duros, e em geral têm uma definição bem clara. Correr, pular, falar. Substantivos são mais subjetivos. Carregam lembraças. Bola, piscina, broa de milho. O que te lembram? Todos sabem o que são, mas para cada um significa uma coisa. Também é por isso que o atual sistema de classificação das coisas na web é baseada em tags, que em geral são substantivos (já viram o Brand Tags? Ele pede para as pessoas associarem palavras às marcas).

Substantivos têm um apelo mais orgânico, natural e intuitivo no cérebro humano.

Só para fechar: estamos vendo a indústria da tecnologia se modificando após cerca de 20 anos com a mesma interface. Muitas coisas ainda estão presas em fórmulas antigas. Elas podem funcionar bem, mas também podem ter outro jeito de ser pensadas. Vi essa aqui hoje e fiquei encantado com a solução. O que mais não pode ser totalmente transformado no mundo?

Obrigado pela leitura
rafael (@) santaclara.net

Nenhum comentário: