No planejamento de mídia, uma das variáveis mais importantes é o Alcance ou Reach que é o dimensionamento do volume de consumidores que se pretende se comunicar. A estratégia de "Alcançar Todo Mundo", citado por Al Ries é uma estratégia que privilegia os grandes veículos, pois contemplam programas de altas audiência, acho que é o que chamam da "mídia da mãe" (planos que até nossas mães poderiam fazer!). Desse ponto de vista o palestrante tá certo, pois acho que minha mãe acho que já não consegue mais fazê-lo.
Esta estratégia está ficando obsoleta? Simplificando: A economia evolue, dando maior poder de consumo e oferecendo mais bens e serviços cada vez menos commoditties. Esta oferta faz com que a massa opte por consumir coisas diferentes de seu vizinho em função da personalidade de cada um. Daí a tendência é cada grupo se juntar em comunidades e consumir coisas cada vez mais do seu gosto, inclua-se aí, mídia, seja informação, lazer ou display.
Acho que a obsolescência citada na palestra do Sr. Al Ries, realmente vem ocorrendo gradualmente aqui mas com muito mais vigor nos países desenvolvidos. No Brasil, como na China e na Índia, o ritmo tende a ser lento na pirâmide toda, pois não é fácil dar um "cavalo de pau" no Titanic. Mas no topo dela, com certeza a coisa avança em ritmo dos paises desenvolvidos, e portanto, o que o homem falou, vai estar cada vez mais certo!
Os jovens e o pessoal de mais posse, os "early-adopters", são os que iniciam a fragmentação do consumo de mídia e complicam a vida das mães mídias!Muito blá-blá-blá, né? Em outra postagem falaremos sobre "alcançar quem realmente importa".
Postagens dos profissionais de canais e outros colaboradores da SantaClaraNitro
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário