Postagens dos profissionais de canais e outros colaboradores da SantaClaraNitro

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Grupo de Mídia NY - Penúltimo e incrível dia!!

Penúltimo dia da série de palestras (pulei um dia por que ninguém é de ferro... falarei dele posteriormente). Foi um dia muito legal por que começou com um especialista em mídia, conhecido desde os velhos tempos, o Erwin Ephron, senhor muito competente e requisitado até hoje por que temos demandas também para as mídias tradicionais e a boa e velha técnica de mídia, GRP, Alcance e Frequência etc. Única desapontamento é que senti por parte dele um certo desapego ao novo jeitão de pensar a comunicação. Mas tudo bem, valeu, até por que existem demandas dependendo do momento e necessidade.
O grande contraponto foi de Eric Pakurar, que além de provocar suspiros da platéia feminina (foto ao lado), mandou bem quando falou sobre o Total Planning Communication praticado pela sua "firma", a modernosa Naked. Sua palestra cobriu uma lacuna deixada pelos palestrantes, o que achei natural por que na sua maioria eram representantes do mainstream. Suas quatro crenças que em outro momento deveremos tratar: Tudo é comunicação (palavras são só 8% a 10% da mensagem), Público é seu parceiro (ficar repetindo a mesma mensagem não vai adiantar se não existir transparência), Sempre existe um jeitão melhor (o mundo passou do controle dos indivíduos para o seu "enpowerment") e é preciso entender o quadro geral antes de começar resolver o problema. Gostei!
A "Advertainment" na Sony foi bacana, o almoço também... Não querendo ser metido, acho que fazemos igual... Mas o que eles tem mesmo, é muito conteúdo bacana para encher a caixa, além obviamente de budgets proporcionalmente interessantes!
A ultima palestra de hoje foi a do Ian Ali da Massive, que falou sobre Game Marketing. Para mim pelo menos muita coisa foi novidade.

Foto do grupo que resistiu até a ultima palestra de hoje! Ufa!!! Amanhã é o ultimo dia!!!

2 comentários:

Unknown disse...

Estava eu acompanhado os posts sobre o Grupo de Midia NY e me deparei com esse post!

Estou me formando agora em Publicidade e apresentei meu TCC na faculdade com o tema: Os jogos eletrônicos como ferramenta de MKT. O trabalho ficou tão bom que os prof falaram que deveria ser leitura obrigatória pro pessoal que estiver no terceiro ano, o que me encorajou ainda mais a tentar transforma-lo em um livro, afinal, não temos nada no brasil sobre esse assunto !

Será que poderiamos conversar sobre a palestra da Massive sobre Game Marketing ? Queria ver se teve alguma coisa nova ou não !!

Agradeço a atenção !!

Sumida disse...

Game marketing não é minha especialidade e a primeira vez que tive contato mais próximo foi no
Grupo de Mídia (veja um link abaixo) numa sessão especifica com especialistas brasileiros da área a pouco tempo atrás. Mas se quiser conversar use o email do contato e falaremos OK? Quem sabe aprendo alguma coisa com você! Sobre a apresentação da Massive, e que me chamou muita atenção foi inserção "displays" dentro dos cenários dos games online e que podem ser inserido da mesma forma de um comercial na TV (por hora, dia e mercado) e cobra a cada 15 segundos de exposição. O surpreendente é esse tempo é a soma do tempo nos diferentes cenários. No entanto o tempo só considerado de acordo com o ângulo de visão e tamanho da marca na tela. Nao sei se você conhece esse blog "ingameaddiction" que fala só de games. Veja o post do IV Media Connection do Grupo de Mídia que citei acima. Vai fundo por que esse mercado vai ser uma coisa maluca, além do simples entretenimento. Boa Sorte!http://www.ingameaddiction.com/2007/10/vi-media-connections.html